Informações técnicas

Informações Técnicas – Produto

A fabricação dos revestimentos cimentícios PisoMix é feita de forma artesanal. Em função disto, as informações técnicas e observações que passaremos abaixo são muito importantes para a maior durabilidade dos Pisos cimentícios PisoMix.

Informações Técnicas - Versão em PDF

Informações Técnicas – Versão em PDF

Por ser um processo artesanal, pequenas diferenças de dimensões e cores são normais neste tipo de revestimento.

As peças são feitas de concreto e possuem alta resistência mecânica e alta durabilidade, desde que assentados de forma correta.

O transporte, a armazenagem, bem como colocação e manutenção exigem certos cuidados aqui descritos nesse manual.

 

Informações Técnicas – Transporte

Para o transporte das peças o chão do caminhão deve ser forrado com papelão ou plástico fornecido por quem faz a retirada do material.

As placas devem ser colocadas na vertical (em pé), ao longo da carroceria do caminhão da cabine para os fundos.

Não colocar nenhum tipo de carga sobre as placas.

As placas devem ser colocadas face de acabamento com face de acabamento, colorido com colorido e em caso de bordas ou degraus deve ser colocado o lado com o boleado para um lado e o outro lado boleado para o outro lado.

Para evitar que as peças marquem ou sujem deve ser usados sacos plásticos entre as fileiras.

 

Informações Técnicas – Armazenagem

As placas cimentícias devem colocadas na vertical (em pé), sendo acondicionada face de acabamento com face de acabamento, sempre respeitando as Informações técnicas que a PisoMix indica.

As placas devem ser colocadas em lugar plano e nunca diretamente no chão. A armazenagem do produto deve ser em local fechado longe de chuva e da poeira.

O chão deve ser coberto com plástico para evitar que as peças sujem (não colocar papelão ou jornal).

Para armazenagem das peças é necessário que sejam cobertas com plástico. O ideal é que as peças não toquem no chão, e sejam postas sobre algum suporte.

No recebimento do produto a pessoa responsável deve relatar qualquer desconformidade em relação ao produto entregue ou a entrega propriamente dita. Não armazenar as placas em obra com períodos acima de 30 dias.

 

Informações Técnicas – Assentamento

Para que os produtos mantenham o padrão e garantia alguns cuidados devem ser observados durante o processo de assentamento.

Os revestimentos devem ser assentados sobre contrapiso bem nivelado com um tempo mínimo de cura de 21 dias e livre de qualquer tipo de sujeira.

Para melhor aderência do revestimento deve ser limpo qualquer tipo de sujeira na face de assentamento do revestimento bem como do contrapiso (nata de cimento, poeira).

No ato do assentamento o contrapiso deve ser umedecido.

A argamassa deve ser do tipo flexível colante (Seguir as instruções do fabricante). Atentar para o tempo de liberação para o tráfego pós-assentamento.

Por se tratar de um revestimento artesanal a face inferior do produto pode apresentar pequenas irregularidades o que deve ser corrigido com o uso da argamassa para dar um correto nivelamento.

O colocador deve ter um cuidado especial em verificar se a peça ficou totalmente assentada. Se não, retirar a peça e preencher com argamassa os vazios sob a peça.

 

Informações Técnicas – Impermeabilização

Revestimentos cimentícios são lindos, caros e promovem beleza e sofisticação a qualquer ambiente.

Estão na moda. No entanto, são materiais sensíveis, em sua maioria, claros e foscos, que necessitam de cuidados especiais.

Qual parede suja mais? A branca fosca ou a branca brilhante? A fosca, é claro.

Qual a diferença entre a textura de uma parede branca fosca e a de um cimentício branco liso? A pintura ao menos é impermeável.

A aplicação de um simples impermeabilizante impregnante do tipo hidro/oleofungante no cimentíco, praticamente iguala as condições. Então, obviamente, ele continua sujando, mas não se deteriora pela umidade ou mancha por infiltrações. Bem como ocorre com a parede pintada.

Áreas internas são mais difíceis de serem mantidas devido a quantidade de móveis, tapetes, objetos, etc. – Não é possível ligar uma mangueira dentro de casa, não é mesmo? – Por esta razão, precisamos facilitar a manutenção destes locais.

 

Informações Técnicas – Película e Impermeabilização

Precisamos de uma película que impeça a transferência de sujeira para o piso. Quanto mais áspero for seu piso mais sujo ele ficará com o uso.

Desta forma, preconizamos que revestimentos ásperos sejam tratados com um produto que melhore sua textura – produtos que formem filme superficial.

Áreas externas podem receber os mesmos tratamentos. Porém, se o piso precisar ser antiderrapante e atérmico, como os que são assentados ao redor de uma piscina, deverá receber, independente de sua textura, uma proteção impregnante com um de nossos hidro/oleofugantes.

Por padrão os revestimentos cimentícios Piso Mix são fornecidos com uma camada de cera protetora para evitar sujeira no transporte, armazenamento ou assentamento.

Após assentado o revestimento, esta camada de cerá deve ser removida, o que é feito facilmente com o uso do detergente neutro que é enviado ao cliente juntamente com os revestimentos.

OBS: Para saber como proceder na limpeza do revestimento leia no tópico LIMPEZA.

Após a lavagem do revestimento deixe o mesmo secar bem até que não apareçam mais sinais de umidade.

Uma vez seco aplique duas demãos do PisoClean HIDROFUGA usando um rolo antigotas, deixe um intervalo de três horas entre as demãos. O piso estará liberado para o uso após 12 horas da segunda aplicação.

**Para tratamento dos revestimentos a PisoMix recomenda o uso de Produtos PisoClean ®

 

Informações Técnicas – Limpeza

Para limpeza dos revestimentos PisoMix em áreas externas recomenda-se o uso de máquina de pressão tipo “wap” e limpeza periódica com detergente PEK LIMPEZA DIÁRIA da Pisoclean.

Em áreas internas recomenda-se o uso do aspirador e a limpeza com a diluição de água PEK LIMPEZA DIÁRIA ou LIMPEZA DIÁRIA LP, utilizando pano ou acessório apropriado.

*Para revestimentos com incrustações de cimento, argamassa e rejunte lavar com PisoClean LIMPA PEDRAS e logo após enxaguar com o uso do PisoClean LIMPEZA DIÁRIA ou ALCALINO ambos diluídos.(segundo especificações da embalagem do produto)

*Para revestimentos que apresentam manchas causadas por fungos (limo), deve ser lavado primeiramente com lava jato e PisoClean ALCALINO, enxaguando após a lavagem para remoção do produto.

Após o processo de lavagem e enxague aplique uma demão generosa de PisoClean TIRA LIMO sem enxaguar deixando o produto secar naturalmente.

Caso alguma mancha persista repita o processo*.

Importante: Recomenda-se aplicar anualmente uma demão de PisoClean HIDROFUGA.

A limpeza em áreas externas é recomendado que seja feita quinzenalmente ou mensalmente dependendo do uso a que é submetido.